5 Dicas essenciais para controlar seu Contas a Receber

5 Dicas essenciais para controlar seu Contas a Receber

5 Dicas essenciais para controlar seu Contas a Receber

 

O controle de contas a pagar e receber da sua empresa pode ser algo difícil de fazer. Atrasos, prazos de pagamento diferentes e sistemas de cobrança pouco eficientes podem tornar o processo extremamente complicado. O bom controle de contas a receber pode ser a diferença entre um caixa positivo e finanças em desordem. Confira a seguir cinco dicas para um controle mais eficiente das contas a receber:

 

1 - Siga uma rotina de emissão de cobranças

Para o seu financeiro andar em dia você precisa ser organizado e seguir algumas rotinas. Uma das rotinas que você deve adotar é a de emissão de boletos, notas fiscais e qualquer outra forma de cobrança. Sugiro que você escolha um dia da semana, ou do mês para fazer a emissão desses documentos e envio dos mesmos aos clientes.

 

2 - Ofereça desconto para pagamento antecipado

Essa é uma excelente forma de premiar bons clientes e reduzir a inadimplência. Além disso, se a sua empresa está sofrendo com a falta de caixa essa é uma boa opção para aumentar o caixa e disponibilizar mais dinheiro para investimentos. Para decidir o quanto vai oferecer de desconto faça simulações no seu caixa, verificando até que percentual é possível chegar sem afetar a saúde financeira da empresa no mês corrente e no futuro.

 

3 - Aumente a vigilância para quem paga em atraso

É importante ficar atento ao volume de parcelas em aberto e avisar o cliente que ele está inadimplente e quais restrições a empresa ou ele podem sofrer caso não realize o pagamento, mas cuidado para não ser intransigente.

 

4 - Cobrar é preciso

Cobrar um cliente é algo constrangedor para a maioria dos empresários, principalmente na pequena e média empresa, em que o empresário está em contato direto com o cliente. Na consultoria, por exemplo, é muito comum o consultor ser o gestor financeiro. Como fazer isso sem prejudicar a relação com o cliente, eu tenho duas dicas que podem ajudar:

 

1) Crie um e-mail do financeiro da sua empresa e faça os comunicados de cobrança, confirmação de pagamento, envio de notas fiscais e boletos, por esse e-mail;

 

2) Caso tenha que cobrar por telefone, peça para um sócio realizar a cobrança dos seus clientes;

 

5 - Não se lembre do cliente somente quando ele atrasa

Poucas são as empresas que agradecem seu cliente pelo pagamento da fatura no prazo acordado, mas essa semana eu recebi um e-mail (por falta de atenção acabei deletando) em que a loja agradecia o pagamento da fatura antes da data de vencimento. Como clientes temos obrigação de pagar nossas faturas em dia, mas é sempre bom ser reconhecido por agir corretamente. Imagine se o seu cliente tem que escolher entre pagar a sua fatura e a de outro fornecedor, qual você acha que ele vai escolher? No meu caso, eu escolheria a empresa que me enviou o agradecimento.

 

Fonte: Blog Luz