5 dicas para realizar um planejamento financeiro

5 dicas para realizar um planejamento financeiro

5 dicas para realizar um planejamento financeiro

 

Fazer o planejamento financeiro é bem mais fácil e custa bem menos do que imagina, é preciso apenas de disposição e determinação. Separamos dicas para simplificar e entender como planejar as finanças da sua empresa.

 

Inicie agora mesmo

Em geral os empresários cogitam traçar um plano para suas finanças logo no inicio do ano e isso é muito bom, é onde você entende que é necessário fazer um planejamento financeiro, mas recomendamos que o mesmo seja iniciado em setembro, pois assim você se prepara para começar o próximo ano com uma outra perspectiva.

 

O mais importante em um planejamento financeiro é desenvolver seu orçamento anual, se você possui algum histórico financeiro da sua empresa você consegue mensurar o quanto sua empresa vai gastar e quanto vai receber, nesse momento seja bem realista e encare os desafios.

 

Conte com ajuda

As finanças de uma empresa requerem muita atenção, seja ao iniciar um negócio ou até mesmo quando o negócio já está consolidado no mercado e você empresário já possui experiencia, é necessário entender sobre o fluxo de caixa, capital de giro, contas a pagar e receber, e diversas questões dos processos financeiros. Sabendo disso você precisa se capacitar para estabelecer uma estratégia financeira ao seu negócio.

 

Não é problema reconhecer se essas questões estão desorganizadas em sua empresa, reveja a possibilidade de contratar um consultor financeiro, hoje temos diversas consultorias financeiras de confiança e com muita autoridade no assunto, esses profissionais são especialistas em identificar problemas característicos em seus processos financeiros, onde irão definir quais são os objetivos para se alcançar o sucesso financeiro do negócio.

 

Registrar tudo

Se você decidiu se esforçar para melhorar as finanças da sua empresa sem ajuda direta de uma consultoria, tenha a atitude de registrar tudo, com isso você evita um dos principais erros da gestão financeira.

 

Reveja o procedimento para lançar contas a pagar e receber da sua empresa, pois é assim que vai conseguir visualizar quanto você possui e saber se suas finanças estão com problemas ou não. É importante sempre acompanhar e averiguar todos os registros, cada lançamento é importante para entender as finanças da sua empresa. Com o tempo você poderá fazer algumas projeções de caixa com mais exatidão, além de ter registrado o progresso financeiro da sua empresa.

 

Diminua seus gastos

A melhor inciativa que pode ter é diminuir ou cortar aqueles gastos que você entende que são desnecessários, com certeza isso vai trazer ótimos resultados a longo prazo para sua empresa, reveja todos os tipos de gastos da sua empresa, até mesmo aqueles que pareçam importantíssimos podem ser reduzidos, tudo isso faz parte de um bom planejamento financeiro.

 

Aqui no blog já falamos qual a diferença entre Custos, Despesas e Perdas, busque conhecer profundamente os gastos da sua empresa e faça uma analise bem criteriosa para não cortar um gasto que realmente seja relevante, os resultados disso são um maior controle financeiro, além de trazer importância para o que é essencial em seu negócio, ter clareza sobre os números para aumentar os lucros da sua empresa.

 

Tecnologia a seu favor

Um sistema de gestão empresarial pode ser um grande aliado ao seu planejamento financeiro, tornando tarefas rotineiras mais simples. Além de centralizar todo seu histórico em um único lugar e o mais importante, garantindo a segurança dos seus dados. Com nosso sistema WinCash você consegue fazer a gestão financeira da sua empresa além de contar com diversos outros benefícios que irão simplificar a gestão da sua empresa. Clique aqui para saber mais.

 

Não perca mais tempo inicie agora mesmo e conte conosco para tornar seu negócio mais organizado.

Foto Capa: Business image created by Freepik