6 formas de atrair consumidores em seu supermercado.

6 formas de atrair consumidores em seu supermercado.

O que você faz para engajar o cliente que frequenta seu supermercado? Você costuma pensar nisso? Algumas práticas simples podem criar maior sensação de conforto, facilidade e melhorar a interação que o cliente possui com seu comércio. Você mesmo tem suas preferências de locais para comprar itens específicos e certamente alguns deles te impressionam mais que o restante pois prezam pela qualidade.

Se enquanto consumidor você tende a se engajar mais com empresas onde se sente melhor atendido e mais respeitado, é natural que o mesmo aconteça com seus clientes. Por isso, separamos 6 razões importantes para se atentar e, finalmente, engajar o consumidor.

 

1 - Invista no atendimento ao cliente

Dificilmente o consumidor irá se envolver com sua loja se toda vez que ele estiver nela for ignorado ou mal atendido pelos vendedores. Por outro lado, o exagero na atenção e insistência do vendedor para ajudar seu cliente pode gerar uma insatisfação e uma experiencia negativa na compra.

Para um bom atendimento ao cliente é preciso saber a medida exata de boa vontade para realizar o atendimento no momento que ele precisa e quer receber ajuda. Uma das coisas que faz diferença é poder contar com vendedores especializados, que sabem onde o produto pode ser encontrado, que consegue sugerir produtos similares para que o cliente saia realizado com as decisões que tomou.

 

2 - Tenha preços de acordo com o mercado

Não queremos dizer que seu preço deve ser menor que toda sua concorrência, mas sim que você deve entender o cenário atual para ter preços que sejam compatíveis com a expectativa do seu cliente, e entender o que faz seu cliente procurar seu supermercado – preços melhores, atendimento personalizado, itens de qualidade. Esses dois últimos casos deixam sua operação com um valor mais elevado, mas existem clientes que buscam por isso e sabem que vão pagar um pouco mais por toda essa qualidade.

É importante acompanhar os preços dos concorrentes para entender qual segmento de produto você pode realizar promoções e ofertas. Se ele busca preço baixo em sua loja e os concorrentes fizerem promoções competitivas, seu preço pode deixar de ser vantajoso. Se ele busca qualidade e atendimento e suas ofertas forem muito competitivas, o cliente pode sentir que não há tantos diferenciais em seu negócio.

 

3 - Invista na categorização dos produtos em seu supermercado

Produtos similares devem estar próximos um do outro, é muito importante que o cliente consiga encontrar com facilidade os produtos que está procurando, da forma mais simples e prática possível. Por isso, se você quer engajar o cliente em seu supermercado, terá que pensar em todo o caminho que ele faz.

É muito importante ter uma atenção especial com a categorização dos seus produtos e organizar adequadamente os estoques, gôndolas, e prateleiras, ordenando os setores da loja e criando processos para controlar seus produtos. Informações adequadas e bem sinalizadas são muito importantes, a organização intuitiva e sua loja evitam que seus clientes simplesmente desistam de comprar alguns produtos por não encontrar. Seguir isso com certeza irá melhorar a experiência do cliente e resultados do seu supermercado.

 

4 - Desenvolva um ambiente agradável

É muito importante investir no visual do seu supermercado, a sensação de conforto pode nos manter por mais tempo dentro de um ambiente, assim como quando nos sentimos mal em lugar pode fazer com que o cliente queira sair o mais rápido o possível. Por isso é importante prezar pela ambientação de seu supermercado se quer aumentar o engajamento do consumidor.

Mantenha o lugar limpo, os produtos organizados e se apostar em música ambiente e aromas, tome o cuidado de fazer boas escolhas. Lembre-se que há pessoas alérgicas a alguns perfumes ou que podem se incomodar com certos tipos de fragrâncias (inclusive de produtos de limpeza). Da mesma forma, uma música alta pode criar uma agitação indesejada e não ser nada aconchegante.

 

5 - Simplifique o processo de compra e pagamento

Autonomia para selecionar os itens e a opção de self-checkout na hora de pagar podem fazer a diferença. Claro que os investimentos precisam ser de acordo com suas possibilidades e perfil do público-alvo, localização, etc.

Mesmo assim, é possível pensar em toda a etapa de compra: como o cliente encontra o produto, onde coloca, como ele anda nos corredores, chega até o caixa, quanto tempo espera para ser atendido e, finalmente, paga a compra. Olhar a realidade de sua loja e pensar na comodidade do cliente é o primeiro passo para se adequar a esse ponto. Mas, algumas vezes, você terá que fazer algumas melhorias práticas que vão trazer simplicidade nesse processo e atrair clientes.

 

6 - Evite a ruptura de estoque

Fica difícil engajar o cliente se quando ele procura por alguns de seus produtos favoritos eles estão indisponíveis, isso gera uma certa insatisfação no cliente fazendo ele preferir lojas que estão mais preparadas para suprir sua necessidade.

Tenha uma boa percepção dos itens que você possui em estoque, quais são mais pedidos pelos clientes e quais produtos o público gostaria de encontrar – e você ainda não vende. A partir dessa informação, organize-se para repor itens faltantes e garantir que o consumidor sempre possa se sentir atendido quando compra com você.

 

 

Foto Capa: Business image created by Freepik