7 dicas de gestão para melhorar as contas da sua empresa!

7 dicas de gestão para melhorar as contas da sua empresa!

Projetar suas finanças pode ser algo bem menos difícil e sair mais barato do que você pensa, bastando um pouco de disciplina e dedicação. Veja algumas dicas para auxiliar o planejamento financeiro de sua empresa.

 

Inicie o planejamento financeiro o quanto antes.

Em geral os empreendedores deixam para cogitar em fazer um planejamento financeiro quando inicia o ano. Isto já é um grande passo, pois é a etapa em que a ficha cai: é necessário planejar as finanças. O ideal é começar por volta de setembro, para que no início do novo ano você já se encontre preparado.

 

A fase inicial do planejamento financeiro é criar um orçamento anual. Não fez o orçamento ainda? Não desanime, mas comece o quanto antes! Comece fazendo uma avaliação do quanto irá receber e gastar, baseado no seu histórico. Seja efetivo e imagine um cenário mais pessimista. Afinal de contas, ter um negócio é estar cercado de inseguranças.

 

Avalie contratar a ajuda de um consultor.

Várias questões financeiras requerem atenção especial, principalmente quando se está iniciando o negócio. Mesmo se você já for um empresário especialista terá que pensar na administração do fluxo de caixa, na necessidade do capital de giro, os métodos das contas a pagar e a receber, e outros. Tudo isso afeta na sua competência de fazer o planejamento financeiro.

 

Se você entende que essas coisas estão desorganizadas em sua empresa, pode ser significativo contar com a assistência de um consultor financeiro. Esse profissional passará ao gestor instruções financeiras que levam em conta as características individuais do negócio, elaborando também planos eficientes de investimentos.

 

Registre e acompanhe frequentemente as operações financeiras.

Mesmo que você não contrate um consultor, algumas atitudes básicas já podem te ajudar a não cair nos principais erros da gestão financeira e a preparar o ambiente para um bom planejamento financeiro.

Estruturar um método de lançamento das contas a pagar e das contas a receber na empresa é superimportante para se ter total controle do seu capital e poder averiguar sua saúde financeira. Mas não basta registrar: é essencial monitorar cada lançamento para entender como as finanças estão andando.

 

Com esta organização você será apto a fazer projeções das entradas e saídas de dinheiro da empresa com muito mais exatidão, além de compreender como suas finanças vêm prosseguindo com o passar dos meses.

 

Corte os gastos desnecessários.

Diminuir ou eliminar de vez aqueles gastos supérfluos ou pouco úteis é uma iniciativa que poderá trazer ótimos resultados no futuro. Ainda que algumas coisas possam parecer primordiais, sempre é possível reduzir gastos ao fazer o planejamento financeiro.

 

Já escrevemos aqui no blog sobre a diferença entre Custos, Despesas e Perdas. Entender isso é importante para analisar o que de fato pode ser cortado. Além de aumentar os lucros da empresa, você terá foco no que é fundamental, proporcionando o controle financeiro com aquilo que é realmente importante para o negócio.

 

Utilize um sistema de gestão.

Um sistema de gestão pode simplificar seu trabalho, com ele você pode controlar o seu fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, ver relatórios e gráficos de resultados financeiros, além de poder emitir, se quiser, boletos bancários para suas vendas. Com o planejamento financeiro não é diferente. Um sistema de gestão permite você ter acesso fácil ao seu histórico de gastos e ganhos. Isso te ajudará a usar o passado para planejar o futuro com muito mais fundamento. Com nosso sistema WinCash você consegue fazer a gestão financeira da sua empresa além de controlar todos os seus produtos. Clique aqui para saber mais.

 

Não perca tempo permitindo que os dados da sua empresa fiquem soltos ou sem controle, mantenha tudo registrado e monitore sempre.

Foto Capa: Business image created by Freepik