A importância do Backup

A importância do Backup

Se ninguém gosta de perder os dados pessoais armazenados em seu computador, então imagina só se sua empresa perdesse aquelas informações preciosas para o dia a dia? É melhor nem pensar, não é verdade?! Por isso, nesse artigo, vamos entender o motivo pelo qual precisamos dar mais importância ao backup.

 

Basicamente, processos de backup podem existir manualmente ou automaticamente. Quando falo do backup manual, estou me referindo a quando copiamos manualmente arquivos para, por exemplo, um HD externo. Esse tipo de backup é muito utilizado por quem não quer perder seus arquivos, mas não tem tantos arquivos assim para copiar.

 

Para empresas — sejam elas pequenas, médias ou grandes —, recomendo as opções de backup automático. O backup automático geralmente requer algum investimento, mas livra seu negócio de ir “por água abaixo”. Eles são mais seguros e confiáveis pelo simples fato de deixarem cópias arquivadas em ambiente externo — que inclusive é livre de processos manuais.

 

Nosso sistema WinCash permite que você faça um backup no servidor e distribua uma cópia para um terminal e também para um pendrive ou HD externo automaticamente com nossa aplicação AutoBackG.

 Tela da nossa aplicação

 

Faça os testes e verifique se os arquivos foram criados no servidor e uma cópia nos destinos. Caso você precise de ajuda entre em contato com o nosso suporte.

 

Faça backup diariamente!

Caso você ainda não esteja convencido a correr agora mesmo e procurar alguma forma de iniciar um backup de seu tesouro empresarial, vamos listar algumas das justificativas para que você comece ainda hoje com essa empreitada:

 

Tenha segurança de suas informações

Não espere o pior acontecer. A mensagem é clara: backup é igual a segurança. Ter uma cópia segura de seus arquivos está diretamente relacionado à segurança da informação — e esse deve ser um dos lemas fundamentais do seu negócio. Principalmente no que se refere a dados financeiros de clientes, ou mesmo a informações sobre projetos ou a tomadas de decisão especiais. Imagina só que dificuldade seria perder essas estratégias depois de dias — ou até meses! — de planejamento? Ou então perder uma base de clientes completa, com todos seus cadastros! Como fazer uma boa gestão de clientes após isso? Difícil, viu. E se forem dados de cartões, ou valores? Nossas máquinas nunca estarão completamente imunes a vírus, a defeitos ou a acidentes, e, por isso, vale a pena investir em um bom backup.

 

Diga adeus às falhas humanas

Como disse, os processos de backup para empresas geralmente são automatizados. Isso acaba com possíveis falhas humanas, podendo naturalmente ocorrer em situações comuns durante um dia de trabalho. Por isso, se os arquivos são essenciais para saúde do fluxo de trabalho, procure começar a entender como automatizar uma atividade como essa — e, assim, reduzir as dores de cabeça. Dessa forma, você garantirá a integridade das informações geradas pela sua organização.

 

Nunca mais corra o risco de perder os arquivos

Caso você de fato tenha complicações como a de perder todos os arquivos da empresa — inclusive aqueles mais importantes! —, só o backup poderá resolver seu problema! Com um bom backup, você terá salvos todos os arquivos, de modo que será possível recuperar os dados. Dependendo do serviço contratado, ou caso os dados sejam armazenados na nuvem, você pode obtê-los muito rapidamente e ter sua tranquilidade de volta.

 

Concentre tudo em um só lugar

Além da segurança e da fácil recuperação, ter os dados em um só lugar ajuda na organização e na gestão das informações empresariais. Deixar os arquivos espalhados por diversos computadores pode ser um problema na hora que alguém precisar deles… O melhor é centralizar tudo para ter uma estrutura enxuta e pronta para atender às necessidades da empresa da melhor maneira possível.

 

No mundo atual, os dados são a cada dia vez mais importantes! Por isso, cuide sempre para que nada de errado!

 

Espero ter sido claro sobre a importância de sempre se realizar backup dos arquivos de sua empresa, e espero também ter ajudado no negócio e na prevenção contra possíveis aborrecimentos! Agora deixe seu comentário e me conte se você gostou do texto!

 

Fonte: Guia Empreendedor