Como fidelizar clientes e alavancar as vendas em seu restaurante

Como fidelizar clientes e alavancar as vendas em seu restaurante

Usar métodos eficazes para fidelizar clientes é fundamental para que uma empresa alcance seu lugar em um mercado tão competidor: os consumidores já alcançados são os responsáveis por fazer a boca a boca e impulsionar o negócio, fortalecendo seu reconhecimento.

 

Se você não sabe o que fazer para conquistar a fidelidade dos clientes, siga a leitura e entenda como manter a importância do seu negócio em alta com baixos investimentos!

 

 

1 - Ofereça um ambiente agradável

A prioridade de qualquer gestor deve ser a satisfação do cliente, de forma que todos os procedimentos de fidelização tenham esta informação como importante.

 

Para criar uma boa imagem do seu estabelecimento, é imprescindível oferecer um ambiente agradável. A decoração deve ser capaz de demonstrar a missão e os valores da empresa, estando totalmente de acordo com a proposta do tipo de atendimento, cardápio e cozinha escolhidos.

 

Suas escolhas devem ser harmoniosas e você deve estar sempre ligado aos detalhes: ar condicionado, nos dias mais quentes, música conforme o perfil do público, espaço para que os atendentes e clientes movimentem-se livremente e iluminação adequada são primordiais.

 

2 - Mantenha seu time motivado

Imagine que você tenha escolhido um restaurante que já conhece para comemorar um momento único e, por mais que saiba que o local conta com ambiente e menu excepcionais, o time de atendentes está pouco animado a atendê-lo e trata todos os convidados do evento mal. Você certamente não retornaria ao restaurante em um caso como este, certo?

 

Manter colaboradores contentes e motivados também afeta na taxa de retorno de clientes ao seu restaurante, e é mais fácil do que se pode imaginar: dê início a um programa constante de gestão de equipe e dê valor aos bons resultados, criando gratificações e facilidades para quem se sobressair.

 

Para ter certeza que os consumidores estão satisfeitos com o atendimento e a equipe de funcionários, vale estimular opiniões e sugestões, também com a entrega de bônus e descontos especiais.

 

3 - Transforme seu cardápio em experiências

Ainda que pareça evidente, muitos restaurantes não apresentam um cardápio que seja atraente para o público-alvo do negócio, nem oferecem pratos com uma boa apresentação.

 

Como no setor o destaque fica por conta da comida, é considerável criar pratos únicos e garantir que a equipe conheça o menu por inteiro e saiba dar sugestões quando necessário. Uma comida bem preparada tem tudo para transformar a refeição do cliente em uma experiência agradável.

 

É preciso ter em mente que as possibilidades para ganhar o cliente são poucas e devem ser utilizadas sempre que possível, já que a divulgação feita por um consumidor satisfeito pode ser mais eficiente do que uma ação de marketing cara.

 

4 - Incentive seu cliente a voltar mais vezes

Programas especiais de fidelidade podem ser significativos para qualquer restaurante. Ao planejar uma ação como essa, o empreendedor deve conhecer bem seu público, entendendo seus desejos e necessidades, a fim de tornar seu sistema mais proveitoso para satisfazer os desejos dos clientes.

 

Cartões de fidelidade, por exemplo, podem ser impressos ou magnéticos, de acordo com o perfil da empresa. Campanhas nas redes sociais, como descontos ou pratos especiais para quem fizer check-ins online, repostagens e post de fotos, por exemplo, também são ótimas ideias para incentivar que o cliente vá mais vezes ao seu restaurante.

 

5 - Crie promoções e ofereça bônus

Outra forma de fidelizar clientes é criar ações promocionais de pratos mais pedidos, valores especiais para combos ou preços diferenciados para determinados momentos do dia, como happy hour e almoço.

 

Aproveite a oportunidade para divulgar as promoções com displays nas mesas, banners na entrada do restaurante. A comunicação visual é muito importante para atrair e fidelizar clientes.

 

6 - Use as redes sociais

Um dos maiores desafios de uma empresa nas redes sociais é gerar engajamento. O primeiro passo para ter sucesso em qualquer estratégia é ter presença online, pois grande parte do público recorre à rede para tomar suas decisões e escolher seus produtos e serviços.

 

Tenha um site que possa ser facilmente encontrado pelos seus clientes. Vale aproveitar os cartões de fidelidade e a divulgação das promoções para divulgar as páginas da empresa nas redes sociais.

 

Incentive avaliações do restaurante na internet. Redes como o Facebook podem servir de grande aliada para receber comentários e opiniões.

 

Ao criar um perfil em uma rede social, você deve ter a responsabilidade de publicar conteúdo preferencialmente todos os dias. Responda todas as mensagens e tente entender os motivos das possíveis críticas.

 

7 - Peça sempre feedback aos clientes

É importante que você incentive os consumidores a apresentar sugestões e críticas por meio de um canal de contato direto como uma área especial dentro de seu site, ou mesmo um formulário de pesquisas no local, o que importa é que você responda o quanto antes e dê atenção às sugestões.

 

Ao analisar essas informações você pode investir na melhoria de processos do restaurante, conhecer itens que devem ser atualizados ou reestruturados e até mesmo ocorrências que devem ser evitadas, sendo a pesquisa capaz de dar uma base concreta para treinamentos especiais de colaboradores e gerentes.

 

Foto Capa: Business image created by Freepik