Como realizar o fechamento de caixa?

Como realizar o fechamento de caixa?

O fechamento de caixa é uma atividade rotineira essencial dentro de uma empresa e necessita ser feito com muita disciplina. Por mais simples que possa parecer, uma falha pode comprometer o desempenho da empresa.

 

O fechamento do caixa consiste em verificar o valor atual no caixa no momento em que o expediente é encerrado. Essa quantia deve coincidir com todas as movimentações financeiras executadas ao longo do o dia. O operador de caixa deve estar atento a todas as operações que aconteceram ao longo de um dia e ser capaz de realizar o fechamento do caixa com foco redobrada para que não exista nenhum erro que venha a prejudicar posteriormente a empresa.

 

Vamos apresentar para você como realizar essa tarefa para que sua empresa consiga desempenhá-la da melhor maneira possível.

 

Contrate um profissional qualificado

É de grande importância que o profissional encarregado pelo fechamento do caixa seja de muita confiança, organizado, capacitado e metódico. É uma tarefa que requer muito compromisso e precisa ser atribuído a uma pessoa qualificada.

 

Efetue a abertura do caixa

A abertura do caixa consiste no depósito de um valor inicial, também conhecido como fundo de troco, que fica disponível ao operador para que seja usado como troco ou para gastos menores que possam aparecer ao longo do expediente.

 

Registre todas as operações

Esse passo exige atenção extra e é um método eficaz para que todas as movimentações financeiras sejam lançadas da maneira correta, seja ela manual ou usando um software de gestão, o profissional encarregado precisa ser capaz de registrar cada uma das transações e analisá-las no fim do expediente.

Quando for necessário fazer um reforço de caixa, ou seja, quando o troco acabar, também faça um registro detalhista.

 

Realize a conferência dos valores

Ao registrar os valores, aconselha-se que separe cada tipo de moeda. Ou seja, tenha um método para classificar separadamente dinheiro, cheque, cartão de crédito e débito, ticket, vale para funcionários, ou qualquer outro tipo de pagamento que a empresa aceitar.

Para prevenir qualquer tipo de falha na conferência desses valores, é de extrema importância que o fechamento aconteça em todo fim de expediente ou quando tiver a troca do operador.

 

Faça o fechamento do caixa

O fechamento do caixa é a soma de todas as entradas de receita menos todas os gastos do dia. Lembre-se de acrescentar o valor utilizado na abertura do caixa.

Uma excelente maneira de agilizar e ter mais segurança no fechamento do caixa da sua empresa e, ainda, impedir qualquer tipo de falha é utilizando um sistema de gestão que ofereça suporte para esse tipo de atividade.

 

O WinCash é o nosso sistema de automação comercial que além de oferecer todos esses recursos, oferece tudo que você precisa para simplificar sua empresa, como o controle financeiro, no qual é possível gerenciar o caixa e contas a pagar e contas a receber. Ele disponibiliza, ainda, relatórios de fluxo de caixa, previsões de pagamentos e recebimentos e resultados operacionais. Tudo isso pensando em simplificar todos os outros processos da sua empresa!

Foto Capa: Business image created by Freepik