Diferencie seu negócio pelo atendimento

Diferencie seu negócio pelo atendimento

O comportamento do consumidor mudou. Hoje o cliente tem mais ofertas e mais informações dos itens que pretende adquirir, especialmente no segmento varejista, no qual existe grande padronização nos produtos oferecidos. 

 

Preocupação com o atendimento ao cliente deve estar em primeiro lugar

Ao entrar em um supermercado o cliente não quer apenas o menor preço. Ele quer satisfazer o seu desejo de compra. Conseguir comprar tudo em um só lugar e ter o sentimento de que os funcionários da loja, sejam eles repositores, atendentes, operadores de caixa ou auxiliares de limpeza, se importam com ele e querem auxiliá-lo durante a compra. É isso que você espera que aconteça em sua loja, não é mesmo?

 

O que percebemos é que este comportamento, muitas vezes, não acontece em boa parte das lojas. É frequente nos depararmos com pessoas mal humoradas, despreparadas, que não prestam atenção nos clientes e, mesmo que percebam um cliente com dúvidas, não agem

 

Você já imaginou quanto o seu supermercado perde em venda, cada vez que um cliente não encontra um produto? E quantos clientes deixam de ir à sua loja por uma pequena falha no seu atendimento? Na melhor das hipóteses, ele reduzirá a frequência.

 

Atitudes simples, como, por exemplo, perguntar ao cliente se encontrou tudo o que procurava, se viu a promoção do produto “x”, olhar para o cliente ou tratá-lo com gentileza, darão à sua loja a diferenciação que o consumidor procura.

 

Ou seja, empresas preocupadas com o sucesso têm que ter um olhar cuidadoso e permanente para os que compram, oferecendo a melhor experiência de compra.

 

Ter preços baixos basta?

A gestão do seu negócio vai além de saber comprar e ter preços competitivos! É preciso gerenciar “o todo”, capacitando os colaboradores nos processos internos, tanto quanto no atendimento ao público. Vai muito além de utilizar ferramentas e softwares especializados. A empresa deve descobrir quem são seus clientes, compreendê-los e buscar a sua satisfação.

 

Vale a pena! A qualidade do atendimento é uma forma de diferenciação, com a qual sua loja ganhará a preferência dos consumidores. A conquista será a fidelização do seu cliente!