Entenda o que é um centro de custos.

Entenda o que é um centro de custos.

 

O centro de custos é uma forma de gerenciar as unidades ou os departamentos da sua empresa por os custos (receitas e despesas) e assim conseguir chegar em um resultado de cada departamento. Não necessariamente precisa ser aplicado por departamento, esse é um conceito que evoluiu muito, as empresas de acordo com sua necessidade criam esses centros de custos, como por exemplo por projetos, onde você consegue separar individualmente e estabelecer todos os custos e receitas que aquele projeto trouxe pra você e chegar no resultado líquido para saber se valeu a pena ou não. Outro exemplo é dentro de uma indústria, onde existem funcionários na produção, no administrativo e na manutenção, você pode separar os centros de custos por esses departamentos e entender qual está valendo a pena, qual está trazendo maior retorno. Existem empresas que separam por filiais, então cada loja é um centro de custo e dessa forma define-se se vale a pena ou não manter aquela filial funcionando. Assista o vídeo abaixo com nosso diretor geral Gildicley Alves para entender mais: