O que é, e como elaborar um plano de contas!

O que é, e como elaborar um plano de contas!

O plano de contas é uma lista de códigos e classificações utilizada para o lançamento financeiro das entradas e saídas de uma empresa. Essa formação de categorias auxilia como base para formar os relatórios contábeis da empresa, como seu balanço patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

 

O plano de contas não é, um relatório, mas sim a padronização das categorias que serão utilizadas para desenvolver esses documentos.

 

A declaração das contas deve estar conforme com os conceitos da sua contabilidade. No entanto, não existe um modelo exclusivo de plano de contas. Seu formato deve ser ajustado às necessidades específicas da empresa, que deve escolher como irá detalhar os níveis e categorias das contas de forma que te ajude na gestão financeira da sua empresa.

 

Não existe um limite máximo ou mínimo de contas para abranger na relação. O que é considerável ter em mente é que todas os acontecimentos da vida financeira da empresa necessitam encaixar em alguma categoria.

 

Como elaborar um plano de contas

Apesar de não haver uma receita única para construir um plano de contas, é possível reconhecer alguns padrões. Como regra geral, o plano de contas é composto por quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos representam às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado.

 

Cada um desses quatro grandes grupos tem subdivisões. Algumas delas, como é o caso das principais categorias de ativo e passivo, estão determinadas por lei. Outras são mais maleáveis, mudando de acordo com as particularidades da empresa. Em geral, a descrição do plano de contas possui quatro níveis de divisões.

 

Para melhor compreender como funciona essa divisão, confira abaixo um exemplo de plano de contas, lembrando que um modelo melhor definido depende das necessidades específicas da empresa.

 

 

Tela de plano de contas no WinCash - Sistema de gestão empresarial

Tela de plano de contas no WinCash.

 

O plano de contas possibilita você organizar a forma em que verá os resultados da sua empresa, por isso é importante você conhecer bem o plano de contas da sua empresa, verifique se o agrupamento dos números das suas contas está oferecendo as informações que você precisa, se não, refaça o seu agrupamento.

Foto Capa: Business image created by Freepik