Os benefícios da tecnologia para o seu negócio

Os benefícios da tecnologia para o seu negócio

 

Um agricultor sabe da importância de usar produtos que ajudem sua plantação a crescer forte e saudável a fim de colher uma boa safra. No mundo corporativo não é diferente, um empresário perspicaz entende que, para fazer seu negócio prosperar, é preciso usar as técnicas corretas. Com esse objetivo em mente, muitos gestores estão percebendo os benefícios da tecnologia para o crescimento de sua empresa. Gostaria de entender como o mundo virtual pode ajudar seu negócio a progredir? Acompanhe nosso artigo que esclareceremos para você.

A revista Exame publicou um ranking feito pela MIT (Massachusetts Institute of Technology), em que apareceram as 50 companhias mais inteligentes e inovadoras do mundo. O que elas têm em comum? A política de implantação de novas tecnologias. Que vantagens essas empresas conseguem com essas ferramentas? Citaremos algumas.

Produtividade
Um dos grandes desafios de um empresário é incentivar a produtividade da equipe e, para isso, muitos gestores tentam de várias maneiras manter a motivação dos colaboradores.
Processos manuais repetitivos tendem a desmotivar um profissional, porque, na falta de novas formas de trabalho, suas habilidades não se desenvolvem.
Por outro lado, a tecnologia proporciona modernas e estimulantes maneiras de executar tarefas. Além disso, as demandas de rotina são automatizadas, deixando que os colaboradores usem seus talentos em novos projetos.

Redução de custos
Reduzir custos é uma frase muito dita em épocas de instabilidade econômica, porém, essa prática precisa fazer parte da política de uma empresa — também em períodos financeiramente mais favoráveis.

As soluções em tecnologia auxiliam na atenuação dos gastos, uma vez que otimizam processos e permitem substituir tarefas manuais — que são mais onerosos — por aplicações virtuais com menor custo, que são constantemente aprimoradas pelos desenvolvedores.

Capacitação da equipe
Outro benefício da tecnologia é gerar um ambiente de aprendizado, capacitando os colaboradores. Como assim? Ao implantar uma nova ferramenta virtual na empresa, o gestor precisa oferecer treinamento sobre como utilizar o equipamento. A equipe, por meio disso, aprimora sua capacidade profissional.

Daí, o contínuo estímulo por parte da alta gestão, de importar as tecnologias mais recentes, produz um ambiente inovador, e o resultado é colaboradores ativos, prontos para novos conhecimentos, bem treinados e cheios de ideias que podem transformar ainda mais a instituição.

Presença on-line
Há um dito popular que diz: “Quem não é visto não é lembrado.” Essas palavras são antigas, vem de uma época que, para ser lembrado, o indivíduo precisava frequentar os eventos sociais de sua cidade. Na época moderna, para não ser esquecido, é preciso aparecer no mundo virtual.

Para entender melhor a importância da presença on-line para uma empresa, basta ler um relatório feito pelas Nações Unidas sobre a internet no Brasil. Segundo a pesquisa, quase 60% da população brasileira está conectada e, no mundo, quase metade das pessoas frequentam a rede mundial de computadores.

Se grande parte da população do planeta está presente na internet, onde sua empresa deve ser vista? A tecnologia possibilita a inserção no mundo virtual e, com isso, a visibilidade de seu negócio toma proporções enormes.

Conheça as tecnologias disponíveis para o mundo corporativo


Agora que você já percebe os benefícios das soluções virtuais para sua companhia, o próximo passo é descobrir quais ferramentas estão disponíveis no mercado e como elas podem auxiliar sua empresa nas demandas diárias. Então, vamos citar algumas dessas incríveis aplicações tecnológicas.

Cloud computing
Com certeza você já conhece a computação em nuvem, ou cloud computing, mas talvez desconheça suas vantagens ou não queira saber dessa ferramenta por causa dos comentários negativos que ouviu sobre uma possível falta de segurança da nuvem. Bem, ajudaremos você a descobrir os benefícios do sistema e então tirar suas próprias conclusões.

O que é preciso para manter um bom sistema de armazenamento de dados? Flexibilidade, escalabilidade, disponibilidade, portabilidade, segurança e acessibilidade são os principais fatores que compõe uma excelente infraestrutura de TI. O empreendedor que conhece o ambiente da tecnologia sabe que não é fácil unir todos esses atributos em sua rede corporativa.

A tecnologia em nuvem reúne esses e muitos outros itens necessários para que seu negócio tenha um sistema de armazenamento eficiente. E toda aquela preocupação com manutenção do servidor — o que inclui manter em dia todas as atualizações de segurança e de programas instalados — deixa de existir. Ou seja, sua empresa poderá crescer sem temores de que a infraestrutura de sua rede não consiga acompanhar o aumento das demandas.

Software de gestão
Integrar os diversos setores da empresa, permitindo troca de informações em tempo real e acelerando os processos é a função do software de gestão (ERP). Esse sistema torna mais uniforme os trabalhos da instituição. Quer ver um exemplo? Imagine que o setor de recursos humanos decida contratar mais profissionais.

Mas será que a situação financeira do negócio possibilita novas admissões? Com um sistema integrado, a resposta será bem mais rápida, uma vez que o setor financeiro já lançou os dados no sistema, e o pessoal do RH, por meio do ERP, concluiu que a saúde das finanças do empreendimento, permitindo contratações. Imediatamente, então, é possível começar um processo de recrutamento.

Não é possível falar neste artigo sobre todas as tecnologias que existem para as empresas, porém, as citadas servem como uma indicação de que quanto mais um empreendedor imergir seu negócio nas soluções virtuais, melhores serão os resultados no crescimento da empresa.

Fonte: Biva Blog