Qual a importância do cadastro de clientes?

Qual a importância do cadastro de clientes?

Alguns donos de negócios não tem um sistema de cadastro de clientes, porque pensam que é um trabalho que precisa de longas horas dedicadas e não oferece benefício algum, mas se você não tem uma base de dados dos próprios clientes, você não tem informações importantes sobre quem compra da sua empresa.

 

Qual a relevância do cadastro de clientes?

 

É importante ter um controle dos seus clientes independente do segmento ou tamanho da sua empresa. Com sua base de clientes cadastradas você consegue saber informações básicas sobre seu público e também saber o ticket médio de cada consumidor.

 

Um sistema com cadastro de clientes proporciona diversos proveitos para as empresas, como a simplicidade de controlar as compras efetuadas por cada um deles, controle de contas a receber, registro de meios para contato, dentre muitas outras.

 

Listamos abaixo dois pontos importantes para adquirir um bom sistema e ter o controle dos seus clientes:

 

 

Conhecimento do seu público

Com informações importantes sobre seus clientes a disposição, é possível entender quais as características do seu público e traçar um padrão de consumo e com isso identificar os clientes que mais compram, e quais os produtos que possuem uma maior demanda.

 

Facilita o trabalho de fidelização

É importante saber que o processo de venda não é somente apenas até o momento que o cliente comprou seu produto e com essas informações você pode manter o contato e realizar um atendimento pós-venda.

 

 

O que levar em consideração ao buscar um sistema de cadastro de clientes?

Existem algumas formas de cadastrar seus clientes, por exemplo utilizar uma planilha do excel ou uma base no access. Mas é importante você buscar por soluções que simplificam as tarefas dos seus funcionários visando economizar o tempo dos responsáveis por esse processo. Além disso cadastros feitos em uma planilha não são totalmente seguros por não possuírem backup automático.

 

Investir em um sistema de gestão empresarial como o WinCash, é uma forma de simplificar a coleta das informações dos seus clientes. Um bom sistema precisa centralizar o cadastro de clientes, armazenar o histórico de compras, permitir a atualização de dados facilmente e ter uma plataforma simples e intuitiva. Centralizar todos os dados em um sistema não só aumenta a produtividade da equipe como permite analisar como as vendas da sua empresa são realizadas. Passos como emissão do pedido, recebimento, entre outros podem ser monitorados na ferramenta.

 

Ao realizar o cadastro de clientes através do sistema, você consegue visualizar melhor todas as informações, além de ter a disposição relatórios de curva ABC de vendas por cliente, que mostra os clientes mais ativos e com maior volume de compra em sua empresa.

 

E você conta com todos os outros recursos como o controle de contas a pagar e a receber do sistema permite com que você veja os clientes que ainda estão com pagamentos pendentes e possa se prevenir contra a inadimplência.

Foto Capa:  Designed by Freepik