Você sabe qual a diferença entre custos, despesas e perdas?

Você sabe qual a diferença entre custos, despesas e perdas?

Você sabe qual a diferença entre custos, despesas e perdas?

 

Tudo que uma empresa adquire gera um gasto, seja um produto ou um serviço, e o que alguns empresários desconhecem é que existe diferença entre gastos, um gasto gerado pela compra de um produto pode ser um investimento, uma despesa ou até mesmo uma perda. Entenda abaixo sobre cada tipo de gasto:

 

Custo: É o dinheiro usado para pagar o que a empresa gasta para entregar o produto ou serviço para o cliente. Por exemplo, uma agencia de marketing pode considerar como custo o salário dos colaboradores que criam as artes e desenvolvem campanhas publicitárias, pois eles estão produzindo o serviço que será entregue ao cliente. O gasto com ingredientes necessários para preparar os pratos em um restaurante, deve ser lançado como custo.

 

Analise todos os valores e entenda quais os custos dos produtos e serviços da sua empresa, pois com esses valores reais você entende melhor quanto cobrar por eles.

 

Despesa: É o dinheiro usado pela empresa para gerar receita através da venda de produtos e serviços. Entre as despesas mais comuns estão as taxas de frete, aluguéis, publicidade, entre outras.

 

É sempre importante acompanhar as despesas de taxas e juros bancários, para não perder o foco do seu planejamento financeiro e deixar seu caixa em baixa.

 

Perdas: É o dinheiro usado pela empresa em eventuais gastos que não possuem retorno. Problemas com equipamentos, produtos não utilizados, vencimentos, são os principais gastos considerados como perdas.

 

Para evitar perdas é importante estar sempre atento, fazer manutenções preventivas, conferir produtos e procedimentos dos serviços prestados. É importante ter clareza sobre esses assuntos para que seu controle financeiro esteja sempre em dia e seja equilibrado.

Foto Capa: Business image created by Freepik