2020 Chegou… Faça o planejamento financeiro da sua empresa

2020 Chegou… Faça o planejamento financeiro da sua empresa

Todo início de ano a Gsoft prepara novidades com recursos importantes além de um visual inovador, mas o mais importante é cuidar da saúde financeira da sua empresa, por isso sugerimos algumas dicas fundamentais para que você tenha um ano com grandes resultados. 

 

1 – Faça uma revisão no seu plano de contas

O plano de contas é para uma empresa como se fosse os alicerces de uma casa. Sem um alicerce uma casa não se sustenta, portanto, se você ainda não tem um plano de contas você está correndo sérios riscos de estar totalmente no escuro. Talvez você fez uma dezena de planilhas e tudo mais, porém você pode ter tudo isso automaticamente dentro do sistema. Em planilhas você terá muito, mas muito retrabalho de informações que já estão automaticamente dentro do sistema.

 

O plano de contas é a organização de cada conta dentro das receitascustosdespesasinvestimentos retiradas do proprietário da empresa.
Muitas pessoas não sabem nem ao menos diferenciar custo de despesa ou despesa de investimento. Isso é muito sério. Você pode achar que está tendo resultado quando na verdade a situação pode ser bem pior.

 

Receita é toda entrada de recursos financeiros na empresa (vendas, aplicações financeiras, etc);
Custo é tudo aquilo que está ligado ao produto ou serviço que você vende. Imagine que você comprou um produto de um fornecedor e todos os valores ligados ao produto fazem parte do custo (preço de compra na nota fiscal, frete, impostos, etc);
Despesas são todas as operações relacionadas com a operação da empresa (aluguel, salários do pessoal, energia, água, telefone, internet, honorários contábeis, combustível, material de escritório e de limpeza, etc);
Investimentos são todas as despesas que agregam valor ao patrimônio da empresa. Como assim? Se você comprou um veículo para a empresa ou um computador, vai pagar as parcelas mensais, porém, essa despesa é um investimento porque caso você queira vender a empresa esse bem será incluído no valor da empresa, ou seja, toda vez que você adquire um bem para a empresa isso é um investimento.
Retiradas do sócio são todas as depesas do proprietário da empresa. Esse item é um tanto quanto delicado porque muitos não querem expor suas retiradas, mas é fundamental ser controlada. É muito comum empresas quebrarem porque o proprietário retira além daquilo que a empresa consegue suprir. Outra coisa fundamental nesse ponto é que é fundamental separar as despesas pessoais do proprietário das despesas da empresa. Se for ao restaurante e pagar a conta com o cartão da empresa, lance isso no sistema como pró-labore porque isso é uma retirada do sócio.

 

Bom, agora que citei tudo o que se refere ao plano de contas, vamos para o próximo item fundamental do planejamento financeiro.


2 – Faça a conciliação bancária com disciplina

A conciliação bancária ou movimentação bancária é o centro operacional financeiro da empresa. Toda empresa hoje possui uma ou mais contas-correntes em um ou vários bancos e essa transação financeira entre os bancos pagando fornecedores, recebendo de clientes e transferindo dinheiro entre as contas e o caixa da empresa é o ponto mais importante depois que a estrutura do plano de contas foi definido.

 

O dinheiro de uma empresa está todo concentrado em um cofre ou gaveta e é transferido para o banco em forma de depósitos ou ali na empresa mesmo se faz o pagamento de contas, fornecedores, etc. Portanto, o volume de dinheiro que uma empresa possui é a soma do cofre mais as contas-correntes. Essa compreensão é fundamental para o controle financeiro pleno.
O Wincash facilita muito a vida de quem controla o seu financeiro com disciplina. Ele parte do princípio da partida dobrada. Mas o que é isso?


A partida dobrada é o princípio de que tudo o que entra precisa ter uma origem ou tudo o que sai precisa ter um destino. Então, se eu estou pagando um vale a um funcionário, eu preciso no pagamento da conta informar ao sistema qual foi a origem do dinheiro. Estou dando um vale de R$ 500,00 a um funcionário. Se eu estou fazendo uma transferência na conta dele, sei que a origem do dinheiro é uma conta bancária, porém, se estou dando o dinheiro em mãos, é porque estou utilizando o dinheiro do cofre, ou seja, do caixa central da empresa. O caixa central é o cofre, porque é ele que reúne o dinheiro de todos os outros caixas que a empresa possui. Empresas do varejo que possuem checkout como um supermercado possuem vários pequenos caixas, que ao serem fechados, o dinheiro será transferido para o caixa central (cofre). Isso acontece automaticamente no sistema.

 

Depois disso, os relatórios e gráficos do sistema vão mostrar claramente como está o fluxo financeiro, ou seja, tudo o que está entrando e saindo e os percentuais pra que o empresário possa avaliar se não está comprando demais, se não está fazendo retiradas demais.


3 – Avalie a sua DRE frequentemente

A DRE que significa Demonstrativo de Resultado do Exercício é um relatório gerencial que exibe claramente tudo o que aconteceu na empresa, inclusive mostra o lucro que a empresa alcançou.
Eu considero o acompanhamento da DRE e do Fluxo de Caixa os relatórios mais importantes que o administrador precisa pra saber como anda o resultado da sua empresa.

 

Pra você entender melhor a DRE, vou colocar abaixo um exemplo simplificado de como é o resumo dela. Só lembrando que a DRE é o conjunto de todas as contas independente se foram pagas ou não.

 

4 – Avalie o seu fluxo de caixa diariamente

O Fluxo de Caixa é o relatório mais importante da empresa e deve ser analisado diariamente. É a partir dele que tudo é construído.


Enquanto a DRE considera todas as operações financeiras (boletos a prazo, vendas a prazo que ainda não foram pagas, contas a pagar que não foram pagas, etc), o fluxo de caixa só considera o que de fato aconteceu.


Portanto, o fluxo de caixa nos dá uma posição exata de como está a saúde da empresa hoje e você através do sistema consegue visualizar o seu futuro.
Isso é fundamental para que você possa fazer investimentos com segurança.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte e tire todas as dúvidas!


Caso você precise de uma assessoria mais detalhada, nós podemos auxiliar você a mudar de vida de vez. Temos consultores especializados pra te ajudar a fazer de 2020 o ano da sua grande virada e do crescimento.

Por Gildicley Alves
CEO Grupo Gsoft