O XML
é o documento digital oficial da NF-e, com dados legais do vendedor, comprador, produtos e impostos.
Você sabe como baixar o arquivo XML - seja de NF-e ou de CT-e - no portal da SEFAZ? Se você deseja fazer o download desse arquivo para o seu computador e não sabe como, confira nosso passo a passo.
Como baixar o arquivo XML no Portal da SEFAZ em 5 passos:
Antes de começar a aprender como fazer o download do XML na SEFAZ, é fundamental saber que você precisa ter autorização para isso, como ser um destinatário, emitente ou transportador, por exemplo.
Instale o certificado digital no seu navegador
É importante garantir que seu certificado digital esteja corretamente instalado em seu navegador.
Para mais informações, acesse: Instalar ou importar o certificado no navegador
Adquira seu certificado digital comdesconto aqui
.Entre no site da SEFAZ
Depois disso, você deve acessar o Portal Nacional da SEFAZ. Para isso, utilize um dos dois links a seguir:
Digite a chave de acesso
Digite o código numérico que aparecerá na imagem no campo indicado, insira a chave de acesso e, em seguida, clique no botão "Sou humano" para
continuar
.Copie a chave e reserve (você também pode utilizar um leitor de código de barras para ler a chave)
Baixe o documento
Depois que o documento aparecer, clique no botão
"download do documento"
.
Escolha o seu certificado digital.
Confirme que o certificado digital apresentado é o correto, clicando em
"ok"
na janela que aparecerá. Pronto, o arquivoXML
será baixado em seu computador!
Dúvidas frequentes
Posso baixar os XMLs de outras empresas utilizando o meu certificado digital?
Não. O acesso aos arquivos XML de NF-e é restrito ao emitente, o destinatário, o transportador ou terceiros autorizados explicitamente na nota fiscal. Para que terceiros tenham acesso ao XML, o emitente deve incluir o CNPJ ou CPF autorizado na tag "autXML"
durante a emissão da nota.
Eu tenho o certificado digital da matriz. Posso baixar os XMLs das filiais?
Sim, pois o certificado digital é válido para toda a empresa, independentemente do número de estabelecimentos. Assim, o certificado digital de qualquer unidade, seja matriz ou filial, pode ser utilizado para os outros estabelecimentos da empresa localizados em diferentes unidades federadas.
Posso usar uma procuração eletrônica para baixar os documentos na Sefaz?
A procuração eletrônica não permite o download de XMLs diretamente no Portal Nacional da Sefaz. Para que terceiros, como contadores, acessem os XMLs das NF-e, é necessário que o emitente inclua o CNPJ do contador na tag <autXML>
durante a emissão da nota, autorizando assim o acesso aos documentos fiscais.
Como resolver a rejeição 215 - Falha no schema XML?
Verifique se o documento contém espaços em branco no início ou no fim da <tag>; quebras de linha; símbolos especiais; tags com erros de digitação ou que não estão presentes; entre outros. Para identificar o erro de forma mais rápida, valide o XML no Validador de Mensagens da Sefaz RS.
Como resolver a mensagem "INEXISTENTE na base nacional"
ao tentar baixar o XML da NF-e?
A mensagem "INEXISTENTE na base nacional" ocorre quando a nota fiscal ainda não foi sincronizada na base nacional da Sefaz ou porque a chave de acesso informada é inválida ou inexistente. Isso pode ser devido a atrasos na sincronização, erros na chave de acesso, ou a nota não ter sido emitida ou ter sido cancelada. Verifique a chave de acesso, consulte a nota no site da Sefaz estadual e confirme com o emitente. Caso persista, aguarde a sincronização ou entre em contato com o suporte técnico.
É possível utilizar um leitor de código de barras para não precisar digitar as chaves da NF-e?
Sim, é possível. A maioria dos leitores de código de barras funciona como um teclado, então basta posicionar o cursor no campo “Digite a chave” e usar o leitor para escanear o código. Certifique-se de que o leitor seja compatível com o padrão CODE128, usado nesses documentos.
Como transportadora, consigo acessar o XML da NF-e mesmo que meu CNPJ não esteja no campo de transportador?
Sim, é possível. Mesmo que seu CNPJ não esteja no campo específico de transportador na NF-e, você pode acessar o XML se o emitente incluir seu CNPJ na tag <autXML>
durante a emissão da nota.
Como posso verificar a manifestação de uma NF-e usando a chave de acesso?
Acesse o portal da Secretaria da Fazenda e insira a chave de acesso, retornando todos os eventos associados à NF-e, incluindo as manifestações do destinatário, como "Ciência da Emissão", "Confirmação da Operação", "Desconhecimento da Operação" e "Operação não Realizada". Lembrando que a consulta deve ser feita dentro do prazo de 90 dias a partir da emissão da nota.
Como baixar vários XML de uma vez?
Para baixar vários XML de NFes (em lote) de uma vez, é necessário utilizar plataformas assinadas. A Gsoft é uma excelente opção: basta clicar em Conectar, preencher seus dados e começar. Nossa solução automatiza o processo, requer um certificado digital e integra-se a sua gestão de planilhas, oferecendo facilidade e eficiência no download em lote de documentos fiscais.
Como baixar arquivos XML direto do Sefaz?
Instale o certificado digital no navegador.
Acesse o site da SEFAZ correspondente (NF-e ou CT-e).
Resolva o captcha para provar que não é um robô.
Selecione o certificado digital e clique em "download do documento".
Como extrair arquivo XML da NFe?
Para extrair o arquivo XML da NFe individualmente, acesse o site da SEFAZ, digite a chave de acesso da nota fiscal, resolva o captcha, escolha o certificado digital instalado no navegador e clique em "download do documento". Este processo garante a obtenção do XML completo de forma manual e segura.