Se você vende para outros estados, mercadorias adquiridas de terceiros sem passar pelo seu estabelecimento, precisa classificar a operação como CFOP 6106. A NF-e com esse código identifica a revenda interestadual quando o produto sai de outro armazém direto ao cliente.
O imposto é recolhido antecipadamente pelo remetente, e a sua NF normalmente não destaca ICMS na saída—sinalizando que já houve retenção. Portanto—use 6106 quando houver venda intermediária, origem interestadual e produto não foi fabricado por você.

Para aplicar sem erros, explore esse guia para essa natureza da operação, sua CST/CSOSN, base e valores de ST. Aprenda a como dar entrada com XMLs e chave e aprenda quais CFOPs aplicar. Assim, você evita glosas e garante conformidade fiscal na operação.
Como dar entrada no CFOP 6106
Assim que você receber uma compra com CFOP 6.106, siga esse passo a passo didático para lançar sua entrada no sistema ERP:
Acesse a emissão de NF de entrada: No sistema, clique na opção de emitir nota fiscal e escolha o modo de entrada/compra.
Importe os dados da NF: Importe o arquivo XML da NF-e do fornecedor ou cole a chave de acesso da nota fiscal.
Preencha a natureza da operação: Utilize o CFOP 2102 de comercialização ou 2101 para industrialização.
Revise informações e tributos: Verifique descrição dos produtos, quantidades, valores—e confira se o ICMS veio sem destaque devido à substituição tributária.
Emita a nota de entrada e aguarde autorização: A SEFAZ irá validar como um documento fiscal de registro dessa operação de entrada.
Lance no contas a pagar: Por fim, lance a nota fiscal no seu financeiro, associando ao fornecedor, para controlar o compromisso de pagamento.
Seguindo esses passos, você integra o processo fiscal da nota de código 6.106 com a gestão financeira da empresa.
O que significa o CFOP 6106
Mas, afinal, o que significa exatamente esse código?

No caso do código 6.106, cada parte desse número tem um significado específico. O dígito inicial “6” indica que se trata de uma operação de saída para outro estado, ou seja, uma venda interestadual.
Enquanto os dígitos subsequentes “106” indicam que a mercadoria foi adquirida de terceiros para revenda sem passar pelo estabelecimento do emitente.
CFOP 6106 tem substituição tributária?
Depende diretamente da mercadoria estar listada entre os produtos sujeitos à ST no estado de origem, não do CFOP. Assista o vídeo abaixo para aprender a como ver se a mercadoria tem ICMS-ST:
Lembre-se que por ser uma operação entre estados, ocorre a DIFAL, onde a empresa emitente deve pagar a alíquota interestadual. Consulte a Tabela ICMS 2025 da Gsoft e aprenda a calcular o diferencial entre estado de origem e destino.
Como fazer devolução com CFOP 6106
A devolução aqui pode ser encarada de duas formas, dependendo de quem está devolvendo e quem está recebendo a mercadoria de volta:
Devolução recebida pelo cliente: Registre uma entrada de devolução do cliente com CFOP 2.208 (produção sua) ou 2.209 (mercadoria adquirida de terceiros).
Você comprou e quer devolver: Emita a devolução como saída para o fornecedor e utilize o CFOP de 6208 (industrialização) ou 6209 (comercialização).
Relatado: Como emitir nota de devolução
Se você foi o contribuinte substituído, pode ser que tenha direito ao ressarcimento. Formalize o pedido junto ao Fisco e aguarde a análise e homologação ao crédito.
Conclusão
É imprescindível que empresários e contadores entendam o contexto resumido desse código para emitir e registrar notas corretamente. Desde o correto lançamento de entrada de notas recebidas, passando pelo entendimento de significado.
Também sua relação com substituição tributária, até os procedimentos de devolução e a forma de tributação envolvida. Para tornar essa gestão fiscal mais simples e segura, contar com um sistema integrado de gestão ERP adequado faz toda a diferença.
O Gsoft Cloud, por exemplo, é um sistema de gestão web para empresas—auxilia na emissão fiscal com CFOPs no controle tributário automatizado. Assim você mantém o negócio organizado, impostos em dia e ganha tranquilidade para crescer sua empresa com segurança e eficiência.